Shih tzu

Existe uma lenda que diz que o Shih-Tzu é o símbolo do amor impossível entre uma princesa chinesa e um mongol. Como o casamento lhes foi negado eles teriam resolvido cruzar um legítimo representante da China (o Pequinês) com um de Lhasa (capital do Tibet), o cão da raça Lhasa-Apso. Da união das raças teria surgido o Shih-Tzu.

Extremamente dóceis e apegados ao contato humano, não são do tipo que exigem carinho o tempo todo e muitas vezes pode até se mostrar mais independente, como o seu parente Lhasa Apso. Por essa característica também são mais aptos a ficarem por mais tempo sozinhos, sem destruir a casa ou latir.

Seu relacionamento com outros cães e até mesmo com gatos costuma ser bastante bom. Com as crianças se relacionam muito bem por serem super carinhosos e delicados, desde que as crianças não sejam muito rudes e brutas em suas brincadeiras, caso contrário, nunca atacá-las ou demonstrar traços de agressividade, mas certamente vai afastar tanto quanto possível.

Além disso, é um cão que esbanja charme e classe, nunca perde a pose, e é super higiênico.

Apesar de sua pelagem longa, eles não soltam pelos. Como os seus pelos crescem como o nosso cabelo, é necessário apará-lo ou tosa-lo esporadicamente, e você pode mantê-los do tamanho que preferir.

  • Peso Aproximado: 3 a 6kg
  • Altura aproximada: 25 cm
  • Grau de Atividade: baixo
  • País de Origem: Tibete
Fechar Menu